quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fábrica de componentes da Apple no Brasil, devemos comemorar?

Recentemente algumas especulações sobre uma possível fábrica da Apple no interior paulista tomaram conta do noticiário.

Devemos comemorar a vinda da fabricação deste produto? Considerado um dos ícones de sucesso, glamour, inteligência e design sofisticado, podemos considerar que o processo de produção também eleva a qualidade de vida?

Vamos considerar o que acontece na China. Muitos suicídos foram noticiados, mas algumas suspeitas podem girar em torno de falha de confidencialidade do produto. As exigências de produtividade também podem estar na pauta.

O que mais me intriga nesta vinda da produção chinesa para o Brasil é o fato também de ter havido um incêndio em uma das fábricas chinesas. Seria essa uma boa desculpa para migrar estes processos com problemas para outro país desavisado?

O ponto mais preocupante no entanto é a sustentabilidade e impactos ao meio ambiente e saúde que este tipo de produção poderia gerar.

O filme abaixo descreve os danos a saúde numa fábrica de produção de telas. O processo de limpeza das telas exige um componente tóxico baseado em n-hexano. Muitos problemas com atrofia muscular, sistema nervoso e cefaléias parecem estar associados a este processo conforme o Washington Post.



Fonte:
http://chinawatch.washingtonpost.com/2011/03/harsh-reality-behind-apple-scandal.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário